quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Restaurante Além do Jardim - Mury

 Além do Jardim. Uma das apostas mais interessantes no meio gastronômico da cidade....A uma, por causa da ambiência. Uma casa num jardim, fora do ambiente urbano, fora do agito e fora do estilo contemporâneo. Gosto muito do estilo “serra”, que dá um charme e revela o sentimento de vida no campo, de tranqüilidade e do bucólico.  A duas, por causa do cardápio...ah, o cardápio instiga a imaginação....

Fomos lá, no meio da tarde, depois de descermos de Rio Bonito de Cima. Pouca fome. Mas não resisti. Há tempos, passo direto pela estrada de Mury e não tenho tempo de dar uma parada. O restaurante fica ali, às margens da RJ-116, perto do Restaurante Don Quixote, perto do Posto de gasolina que tem um horto ao lado....Fomos num dia nublado, com um pouco de chuva fraca....

Desde a sua inauguração, soube que a idéia era instalar uma “amostra” do Restaurante Crescente em Mury, propiciando sua divulgação e a criação de novos pratos numa versão bistrô. Assim deve ter surgido o Além do Jardim, mas hoje já aparece com um perfil próprio e integra o chamado Elo Crescente. A casa está sob o comando do somelier Ruan Rodrigues, filho do casal do Crescente – Carla Carvalho e Victor Rodrigues. 


Enfim, a casa tem esse lado empório/bistrô/café e deve ser pelo menos visitada para se degustar um bom vinho e experimentar uma daquelas panelinhas.

Li em uma reportagem do site viagem e sabor- antes de registrar meus apontamentos- o seguinte: “o cliente encontra empanadas, massas e molhos especiais, sopas, sanduíches, saladas e o carro-chefe da casa, a tarte flambé, receita típica da Alsácia: um disco de massa de trigo com cobertura cremosa, assada em forno. Lembra uma pizza, mas é mais que isso. Na França o sabor oficial da tarte é o lorraine (cebola, bacon, queijo), mas a imaginação da chef Carla Carvalho criou outras versões, como a Hemingway (salmão, palmito pupunha, alho poró e tomate), a Lewis Carroll (champignon, ervas e parmesão), a Lima Barreto (gorgonzola e cebola caramelizada com laranja) e delicadas versões doces como a Newton (maçã caramelizada e amêndoas) e a Florbela Espanca (figo com nozes). Há, ainda, os pratos para viagem: bouef bourguignon, frango com gengibre, ravióli, coelho e bacalhau. Para acompanhar, cervejas Teresópolis, um dos bons vinhos escolhidos cuidadosamente por Ruan, ou o néctar de framboesa canadense, receita polonesa produzida artesanalmente em Curitiba, uma delícia. Um dos xodós dos donos é o café Illy, de origem italiana, 100% arábica (conhecido pelos baristas como café gourmet), moído na hora para preservar o aroma. Esse café especial é também a base do capuccino da casa, que segue com fidelidade a receita original italiana."


Depois do texto fiquei com mais vontade de experimentar a tarte flambe e o café gourmet....volto lá.
Voltando ao texto- e ao nosso registro do dia - optamos pela opção das panelinhas.  Como funciona? A gentil Emi nos atendeu com uma delicadeza e simpatia, o que merece ser registrado aqui. Podem até falar com ela sobre o meu elogio. Aliás, ela nos agraciou com belos poemas enquanto aguardávamos os pedidos.....

 “Sabores e saberes emoldurado por um belo jardim”- é a bandeira da casa...

Ah sim, ela nos explicou o cardápio e como eram servidas as tais panelinhas. Então, optamos por três das nove opções, foram elas: a de Bobó de Camarão e arroz basmati, a de Salada de rosbife em tiras com limão siciliano e a de Lombo de cordeiro com molho de tamarindo e farofa crocante.


As porções são pequenas para serem degustadas, mas fizemos uma espécie de rodízio das panelinhas e acabamos experimentando um pouco de cada. As três panelinhas custaram R$ 39,00.
Lombo de Cordeiro com molho de tamarindo e farofa crocante. 

Bobó de Camarão e arroz basmati
Salada de rosbife em tiras com limão siciliano
 A minha panelinha preferida foi a de Lombo de Cordeiro, sem qualquer dúvida.
Pedi um vinho e conheci o Campador, elaborado pelo próprio Ruan Rodrigues e Juliano Carraro. O vinho tem uvas fortes como a Tannat e a Ancellota e tem um interessante sabor.


De sobremesa, pedi um delicioso.....- infelizmente não lembro, mas lembro que era bonito e saboroso...


Do lado de fora, uma frondosa jabuticabeira reina soberana no jardim. Aliás, a jabuticabeira já é quase uma marca do Crescente!
Aceitam cartões e o estacionamento é ali mesmo.

Além do Jardim – Sabores e Saberes. Rua Manoel Carneiro de Menezes 3741 (RJ-116) – Muri, Nova Friburgo. Tel: (22) 2542-2062. www.alemdojardim.com.br. 5ª/sab 10h/22h; dom 10h/18h.

sábado, 5 de novembro de 2011

Restaurante Empório do Dengo- Mury

Subindo a estrada Mury-Lumiar, paramos para almoçar uma respeitosa feijoada......
Embora já tenha ido outras duas vezes, só agora pude registrar meus comentários a respeito do Empório do Dengo. 

“No meio do nada, em lugar nenhum, na estrada que vai de Mury a Lumiar, dê uma parada no Km 9.”


A casa tem boa fama pela feijoada, pelo cozido e pela rabada. 

Experimentamos a feijoada. Bem servida. Acompanham arroz, couve, farofa e laranja. Pagamos R$ 61,00. O cardápio- gosto muito de tirar esta foto .......

A panela de barro vem fervendo- bonito de se admirar. Apesar de estar escrito “feijoada para duas pessoas”, contempla satisfatoriamente três pessoas, senão quatro. 


Experimentamos a Sulamericana da Cervejaria Sankt Gallen de Teresópolis...muito boa e gelada
"Sulamericana é uma cerveja refrescante, de baixa fermentação, que apresenta excelente equilíbrio entre o puro malte de cevada e o aroma dos lúpulos especiais. Seu sabor distinto combina muito bem com petiscos em geral, defumados, embutidos e castanhas, além do tradicional churrasco."(do site da Cervejaria)
O chalé é bem agradável, pequeno e aconchegante. Entre as mesas, estão expostas cerâmicas feitas no próprio ateliê da casa.

A placa exposta na sala revela o espírito convidativo. São os dizeres:
“Sê bem-vindo nesta casa
Se és deveras meu amigo!
Entra, abraça-me, descansa
Senta-te à mesa comigo.”
Vê-se por lá, na hora do almoço, muitas famílias- um sinal de tradição em Friburgo. Chegamos por voltas das 14:30  e conseguimos fazer o último pedido da casa para o almoço daquele dia. Sorte também na hora de conseguir uma mesa. Considerando os vigorosos pratos servidos na casa, há que se entender a demora nas mesas...

Lá também me recomendaram algo mais leve: truta. Mas disseram ser o prato pedido mais por turistas da serra..... Não, preferi e recomendo as opções servidas na panela de barro!

Registro aqui meu elogio ao atendimento. A equipe é pequena e muito simpática. Há que se compreender a demora. A simpatia e a sinceridade abrandam qualquer situação. A Rejane nos atendeu com a alegria de sempre e aproveitamos para trocar algumas piadas. No fim, até se dispôs a posar para a foto. 

Aceitam cartões e estaciona-se ali na frente mesmo.....

Por fim, um vídeo do youtube.....em breve, faço eu os vídeos....


Funcionam de quinta a domingo e em todos os feriados e vésperas de feriados, para almoço e jantar. Mas é melhor ligar antes para reservar sua mesa.

Reservas: (5522) 2519-4005 - 2519-4007 - 2519-4432 - 9256-6477